Rematrícula Premiada

O Grupo UNIASSELVI criou mais uma vantagem aos seus acadêmicos. É a Rematrícula Premiada, que concederá desconto de 10% na primeira mensalidade do próximo ano e sorteará notebooks entre os acadêmicos. Para receber o desconto e concorrer aos prêmios basta efetuar o pagamento da primeira mensalidade de 2010 até 7 de dezembro de 2009 – durante o prazo da Rematrícula On-Line. Os sorteios dos notebooks serão realizados no dia 10 de dezembro, simultaneamente às 21h, nas instituições que formam o Grupo UNIASSELVI.

O pagamento da primeira mensalidade de 2010 deverá ser efetuado na tesouraria da unidade do Grupo UNIASSELVI, onde serão distribuídos os cupons de participação. Caso o acadêmico efetue o pagamento na rede bancária, é necessário apresentar à tesouraria o comprovante de pagamento para a retirada do cupom.

Para fazer a Rematrícula On-Line basta acessar a área específica do site e selecionar “Blumenau” – unidade do Grupo UNIASSELVI/FAMEBLU - e seguir os procedimentos solicitados pelo sistema.
Caso a pessoa não tenha acesso à internet e impressão dos documentos, esta poderá utilizar a infraestrutura dos Campi da instituição.

Mais informações podem ser obtidas junto às Gerências Acadêmicas da unidade, bem como pelo e-mail imprensa@uniasselvi.com.br.

Serviço-Escola de Psicologia

O Serviço-Escola de Psicologia tem como função organizar, articular, coordenar, integrar, oferecer e promover a prestação de serviços em Psicologia às necessidades e demandas explícitas ou implícitas da comunidade local e regional, por meio de estágios supervisionados básicos e específicos, em duas ênfases: “Psicologia, Saúde e Processos Psicoterapêuticos” e “Psicologia, Processos Educativos e de Gestão”. 

O Serviço-Escola oferece infraestrutura e referencial para aprendizagens seguras e criteriosas demandadas na formação em Psicologia, bem como garante a transformação e aplicação do conhecimento psicológico em condutas adequadas ao exercício profissional, descritas como habilidades e competências do profissional de Psicologia. As atividades de prestação de serviço são coordenadas, acompanhadas, supervisionadas e avaliadas por professores da instituição de ensino.

A clientela do Serviço-Escola de Psicologia compreende a comunidade acadêmica do Grupo UNIASSELVI; comunidade residente em Blumenau e região; instituições e organizações públicas, privadas e ONGs; e centros comunitários.  

Atendimento: segundas, quartas e quintas-feiras, das 14 às 18h; e terças e sextas-feiras, das 18 às 22h.
Localização: Campus II
Fone: (47) 3221-9502.
E-mail: atendimento.psicologia@uniasselvi.com.br

Semana Acadêmica de Biomedicina

Ocorreu, de 18 a 20 de novembro, no Campus II da instituição, a Semana Acadêmica de Biomedicina. No primeiro dia do evento, foram concedidas as palestras “A Biomedicina na Região Sul do Brasil” (Prof. Dr. Renato Minozzo Biomédico e Coordenador do Curso de Biomedicina FEEVALE), “Citogenética: Risco Ocupacional em Indivíduos Expostos ao Chumbo e a Influência dos Micronutrientes” (Prof. Dr. Renato Minozzo) e “Metodologias Aplicadas em Testes de Paternidade e Identificação Humana” (Diego Fagundes KolingBiólogo e Analista de Processos Moleculares).

Dia 19, os acadêmicos conferiram as apresentações “Intoxicações Alimentares provocadas por Ficotoxinas”(Dr. Mathias Alberto Scharamm - Oceanógrafo e Dr. em Ciência de Alimentos (UFSC)), “Diagnóstico Laboratorial das Leucemias Mielóides Agudas” (Dr. Delson Morilo Langaro - Médico Hematologista e Diretor do Centro Hemoterápico de Blumenau/SC) e “Diagnóstico Laboratorial, Terapêutica e Vacina do HPV” (Ms. Ana Kelly Pitlovanciv – Bióloga e Responsável Técnica do Genolab).

Dia 20, por fim, foram ofertados os minicursos “Diagnóstico por Imagem” (Dr. Thércio Murilo Souza Rocha - Diretor Técnico da Cintilus Medicina Nuclear), “Alterações Cardíacas e Utilização do Desfibrilador” (Jorge Rafael Schlemper) eMecanismos de Resistência Bacteriana” (Prof. Ms. Alessandro C. de Oliveira Silveira).

Visita ao Núcleo de Educação Alimentar “Turma da Marianinha

Ensinar de forma muito bem humorada como é importante a boa alimentação. Com esse objetivo e como parte das atividades do projeto Planejamento e Execução de Educação Alimentar e Nutricional voltados para a Infância,  com o slogan: “Não é legal se alimentar mal!”; a 4ª e 5ª fase do curso de Nutrição foi, dia 19 de novembro, até São José dos Pinhais/PR, a fim de conhecer o trabalho do Núcleo de Educação Alimentar da Criança “Turma da Marianinha”.

O Núcleo surgiu na Cia de Mamulengos Arte Alimentar, em 1996, promovendo a educação alimentar em hospitais, creches, centros comunitários, espetáculos de rua e escolas do Brasil, com apresentações de bonecos de diversos materiais, inspirados no folclore pernambucano. A peça conta as aventuras de Marianinha, uma menina de cinco anos que adora doces, balas e que muda seus conceitos radicalmente após conhecer Seu Albertino, um cozinheiro muito bondoso que ama ensinar crianças sobre a importância de uma boa alimentação; além do Leão Fortão, que representa as proteínas; Espantalino, que interpreta as vitaminas e sais minerais; e a hilária Cobra Jururuca, que adora perseguir crianças que não gostam de comer frutas, verduras e legumes.

Idealizado pela nutricionista Ângela Maria Freitas, o Núcleo foi colocado em prática pela COAN - Alimentação e Serviços, em abril de 2002, atuando como agente de prevenção através de atividades lúdicas e conceitos de nutrição, higiene pessoal e dos alimentos para manter uma boa saúde. Pioneiro no Brasil,  é o único parque temático do país voltado exclusivamente à alimentação. Com uma área de 10.000 m², proporciona às crianças, adolescentes, adultos e melhor idade, momentos divertidos e descontraídos não apenas com apresentação de teatro, como também com contadores de histórias e participação em atividades educativas com o plantio e colheita na horta e no pomar; sendo que os visitantes conferiram informações  nutricionais concentradas em placas espalhadas pelo complexo, objetos decorativos de alimentos – visíveis, também, nos uniformes dos arte-educadores -, além de degustarem o lanche Torta de Abobrinha, com uma preparação especial.

Visita à Cozinha Industrial da COAN

As acadêmicas da 5ª fase de Nutrição, acompanhadas da coordenadora do curso, professora Débora Guimarães, e da professora Valeska de Costa, tiveram a oportunidade de visitar a Cozinha Industrial da COAN - Alimentação e Serviços, que distribui diariamente 80 mil refeições, grande parte para escolas, presídios, batalhões, entre outros.

Ao todo são 9.000 colaboradores internos, cinco regiões de abrangência e atuação em todas as regiões do país, 2.100 pontos de distribuição em 16 estados brasileiros, 2 milhões e 500 mil refeições servidas diariamente, 37 mil toneladas de alimentos processados mensalmente, 50 toneladas de gêneros movimentados todos os dias na Central de Abastecimento (Ceab) e 14 toneladas de carnes processadas diariamente na Ceab.

A visita serviu como um complemento para a Disciplina Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição, onde na prática os alunos puderam verificar: 1 – Gestão de Pessoas: como funcionam os treinamentos, quem é responsável em treinar os funcionários, periodicidade e tipos de treinamentos. 2 – Projetos e Instalações: observação e desenho de layout simples das áreas; acompanhamento dos equipamentos existentes em cada área; verificação da divisão das áreas, espaço de espaço de circulação e colocação dos carrinhos. 3 – Gestão de Custos: verificação da existência de controles de requisição diária, ordem de produção, separação de mercadoria, controle e custo diário; programa para cálculo dos custos, realização de cardápio e demais controles.  4 – Gestão da Produção e Desperdício: cardápio possui cálculo nutricional?, existe manual de boas práticas e quem fez?, existe programa de controle do desperdício e como é feito?. 5 – Sistemas da Qualidade: existe programa 5S´s implantado?, existe algum programa de qualidade, tipo ISO implantado?
 
Dessa forma, pôde-se ter uma visão mais ampla do que realmente acontece na prática e a visita auxiliou bastante na teoria-prática e para o desenvolvimento do projeto final da disciplina.

Palestras sobre Direito

A coordenação do Curso promoveu duas palestras no Bloco J, Campus I. No dia 20 de novembro a apresentação foi sobre "Manutenção da Ordem Pública e o Cumprimento da Lei", com Paulo Roberto Bornhofen - Tenente-Coronel da Polícia Militar/SC. E no dia 23 de novembro foi abordado o tema "A Organização Judiciária do Estado de Santa Catarina", pelo Dr. Jorge Borba - Desembargador do TJ/SC. Ambas as palestras tiveram início às 19h.

Alteração de Datas de Matrículas

De acordo com a portaria nº 15/2009 foi alterado o Calendário Acadêmico do Grupo UNIASSELVI/FAMEBLU, conforme segue:

Art. 1º. 20/11/2009 a 07/12/2009 – Período de matrículas de veteranos para semestre de 2010/1. Para os acadêmicos veteranos que efetuarem a matrícula neste período e a confirmarem através do pagamento da primeira parcela do semestre, também neste período, será concedido um desconto a titulo de antecipação de pagamento na ordem de 10% (dez por cento), tomando como base o valor nominal do título. Este acadêmico ainda terá direito a um cupom para concorrer ao sorteio de 10 (dez) Notebooks. (para todas as instituições do Grupo UNIASSELVI).

Art. 2º. 30/11/2009 a 03/12/2009 – Período de matrículas dos calouros aprovados no processo seletivo “on-line”.

Art. 3º. Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação (25 de agosto de 2009).

Avaliação Institucional

O Grupo UNIASSELVI/FAMEBLU deu início à Avaliação Institucional no 2º semestre dia 31 de outubro com período até 30 de novembro deste ano. A avaliação valerá 1 ponto e compõe a nota final da Interdisciplinar que ocorrerá dia 10 de dezembro para alunos do Regime Regular (RR) e 12 de dezembro para Horário Diferenciado (HD), nos Campi da instituição. Os acadêmicos deverão realizar a Avaliação Institucional acessando o Ambiente de Aprendizagem através do site www.fameblu.com.br, clicando no link “Avaliação Institucional”.

NUAP

Dia 20 de novembro aconteceu o terceiro encontro da oficina “Orientação Profissional: os Desafios da Escolha”, com os acadêmicos da instituição que manifestaram dúvidas com relação à escolha do curso. O último encontro ocorrerá no dia 27 de novembro das 19 às 20h30m no Campus II (Sala N-02). Lembrando que os encontros são gratuitos e desenvolvidos pela coordenadora do NUAP juntamente com acadêmicos do curso de Psicologia.

Atendimento NUAP: Segundas (20h30m às 22h), quartas (18h50m às 22h), quintas (20h30m às 22h) e sextas (18h50m às 22h). Contato: Karina Nones Tomelin (Professora /Psicóloga), fone (47) 3221-9501, nuap.fameblu@uniasselvi.com.br. Localização: ao lado da Biblioteca - Campus II.

NUPEF

O NUPEF - Núcleo de Pesquisa, Extensão e Formação da FAMEBLU - disponibiliza, de momento, os cursos “Habilidades em Comunicação Verbal e Não-Verbal, Técnicas de Oratória Moderna e Técnicas de Apresentações” (27 de novembro), “Gastronomia Funcional: dos Princípios à Elaboração de Receitas” (27 e 28 de novembro), “Primeiros Socorros” (14, 15, 16 e 17 de dezembro) e “Psicoterapia com Crianças” (25, 26, 27, 28 e 29 de janeiro).

Interessados devem efetuar suas inscrições na Tesouraria do Campus II da instituição. Mais informações podem ser obtidas pelo site do Grupo UNIASSELVI/FAMEBLU: www.fameblu.com.br, link NUPEF.

Já foram realizados os cursos “Uso do Programa Excel na Nutrição”, “Introdução à Fisiologia do Exercício e Aplicações ao Desporto”, “Técnicas Aplicadas à Pesquisa e Práticas Biomédicas”, “Cinesiologia Aplicada às Patologias do Sistema Músculo Esquelético de Membros Inferiores”, “Diagnóstico Molecular de Neoplasias”, “Perícia Criminal”, “Como Falar em Público?” e “Apuração, Análise e Gestão dos Custos / Formação do Preço de Venda (Industrial)”, além de três encontros do curso “Habilidades em Comunicação Verbal e Não-Verbal, Técnicas de Oratória Moderna e Técnicas de Apresentações”.

Módulo Internacional Brasil-Equador para Alunos e Ex-Alunos

O ICPG em parceria com a ULEAM – Universidad Laica Eloy de Manabí (Manta-EQU)  -inova e traz o primeiro módulo internacional no Equador. Agora pode-se cursar a disciplina de Negociações Internacionais em modo intensivo, com duração de 20 h/a na sede da ULEAM. Para quem já atua ou deseja atuar no mercado internacional, essa é uma ótima oportunidade. Inscreva-se já e amplie seus conhecimentos teóricos e culturais.

Investimento: R$ 350,00 (matrícula) + 5x de R$ 399,00
*Não estão inclusas: diferença para quarto individual; outras refeições além de café-da-manhã; taxa de imigração (US$ 43). Partida: 15/04/2010 (quinta-feira).
Aulas: 16/04/2010 (16 às 21h), 17/04 (14 às 19h) e 18/04 (14 às 19h).
Retorno: 19/04/2010 (segunda-feira).
Informações e inscrições: 0800-729-9009 ou www.icpg.com.br

Dica de Leitura 

 

Biomedicina: Um Painel sobre o Profissional e a Profissão
Conselhos Regionais de Biomedicina
São Paulo: Conselho, 2009, 1.Ed.

Saiba quem é o biomédico, profissional que participa ativamente da nossa vida, onde ele atua, o que faz e, principalmente qual a sua importância para a área de saúde e para a sociedade brasileira.

Dica de Filme

 

Saúde com Prazer
Globo Multimídia
Rio de Janeiro: Globo S.A., 2007

Saúde e Alimentação: Obesidade Infantil, Emagreça com Saúde, Alimentos para uma Vida e Nutrição Popular.

Frase da Semana
“O amor é a asa veloz que Deus deu a alma para que voe até o céu.”
Michelangelo
Departamento de Comunicação e Marketing - Grupo UNIASSELVI/FAMEBLU